Tecido Conjuntivo Propriamente Dito


   
    O tecido conjuntivo propriamente dito é, dos tecidos conjuntivos, o menos diferenciado e mais genérico, preenchendo todos os espaços entre os restantes tecidos, logo presente em todos os órgãos, e abaixo da derme, estabelecendo a ligação entre eles. Permite igualmente o transporte de metabólitos e participa na defesa do organismo


  • Suporte de epitélios de revestimento e glandulares
  • Suporte de vasos sanguíneos, vasos linfáticos e nervos
  • Suporte dos componentes do tecido muscular
  • Preenchimento de espaços no interior de tecidos, entre tecidos e entre órgãos
  • Proteção e contenção de órgãos formando cápsulas ao seu redor
  • Contenção e separação de músculos esqueléticos formando as chamadas fascias
  • União de músculos esqueléticos a ossos constituindo os tendões.



Existem duas classes de tecidos conjuntivos propriamente ditos:


- Tecido Conjuntivo Propriamente Dito Frouxo
- Tecido Conjuntivo Propriamente Dito Denso que pode ser de dois tipos: Modelado e Não Modelado 


O tecido conjuntivo propriamente dito frouxo - Está presente em diversas partes do corpo apresentando como função: preenchimento de espaços entre os órgãos viscerais; suporte e nutrição dos epitélios; envolvimento de nervos e vasos sanguíneos e linfáticos e cicatrização de tecidos lesados. É rico em substância intercelular amorfa e abundante em células.

Corte histológico de útero de camundongo mostrando o endométrio constituído por epitélio apoiado em tecido conjuntivo frouxo. Muitos Núcleos de fibroblastos estão distribuídos aleatoriamente entre fibras de colágeno. Pequenos vasos sanguíneos (setas).


O tecido conjuntivo propriamente dito denso - É o tipo de tecido conjuntivo no qual há predominância de fibras colágenas sobre os outros componentes, apresentando menos células do que no tecido conjuntivo frouxo. Menos flexível e mais resistente às trações do que o conjuntivo frouxo. Pode ser: modelado (regular) ou não modelado (irregular). 

O tecido conjuntivo denso não Modelado (Irregular) apresenta fibras colágenas que se dispõem em feixes arranjados sem orientação fixa, o que confere ao tecido certa resistência às trações exercidas em qualquer direção. É encontrado: na derme, na lâmina própria da mucosa das partes iniciais do aparelho digestivo, cápsula do pulmão (pleura visceral), cápsulas de vários órgãos (baço, rim, fígado, testículo), cápsulas articulares e pericárdio.



Corte histológico de esôfago de rato mostrando tecido conjuntivo denso não modelado. Esta figura mostra núcleos de fibroblastos (cabeças de setas). Como estas células estão pressionadas pelas fibras de colágeno, o citoplasma nem sempre pode ser distinguido entre fibras. Pequeno vaso sanguíneo (seta) é observado. 



O tecido conjuntivo denso modelado (Regular) - Apresenta os feixes de colágenos orientados segundo uma organização fixa. Trata-se de um conjuntivo que formou suas fibras colágenas em resposta a trações exercidas num determinado sentido. As fibras orientam-se de modo a oferecer o máximo de resistência às forças que normalmente atuam sobre o tecido. É encontrado nos tendões, ligamentos cartilaginosos e ligamentos elásticos.

Tecido Conjuntivo Propriamente Dito Denso modelado

Tendão - É uma fita ou cordão fibroso, constituído por tecido conjuntivo e que permite a inserção dos músculos aos ossos ou a outros órgãos por meio de ligamentos anulares ou retináculos. Estruturas fibrosas e com a função de manter o equilíbrio estático e dinâmico do corpo, os tendões são a parte esbranquiçada, rija e não-contrátil dos músculos estriados.O Tendão é uma fita ou cordão fibroso, constituído por tecido conjuntivo e que permite a inserção dos músculos aos ossos ou a outros órgãos por meio de ligamentos anulares ou retináculos. 




 Corte longitudinal de tecido conjuntivo denso modelado de tendão



Feixes espessos e paralelos de fibrilas de colágeno preenchem os espaços entre os fibroblastos. 


Grande aumento mostrando melhor o arranjo dos fibroblastos, que é paralelo aos feixes de fibras de colágeno. Pararrosanilina e azul-de-toluidina. 




Ligamento - É um feixe de tecido fibroso, formado por tecido conjuntivo denso modelado, e é mais ou menos comprido, largo e robusto, de forma aplanada ou arredondada, que une entre si duas cabeças ósseas de uma articulação (ligamento articular) ou mantém no seu local fisiológico habitual um órgão interno (ligamento suspensor). É constituído por fibras colágenas ordenadas em feixes compactos e paralelos, o que lhe constitui grande resistência mecânica. Pode ligar dois ou mais ossos. Está presente na cápsula articular. Os ligamentos variam dependendo do tipo da articulação.




Referencias: Livro Histologia Básica-Junqueira e Carneiro/ Blog Mundo da Histologia/ Web site teliga.net 

Nenhum comentário:

Postar um comentário